Relatório constata que foram alcançados objetivos importantes e definidos novos objetivos de curto e de médio prazo
A Targa Telematics – um dos principais players globais no campo da IoT e no desenvolvimento de soluções e plataformas digitais para mobilidade conectada – publicou o seu segundo Relatório de Sustentabilidade.
Elaborado segundo as normas Global Reporting Initiative (GRI), conforme exigido internacionalmente, e os índices SASB, o Relatório 2023 destaca os resultados obtidos pela empresa no domínio dos critérios ESG, em relação aos objetivos previamente identificados e definidos ao longo de três pilares: Pessoas, Negócios e Meio Ambiente, associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e define novos objetivos de curto prazo.
Estes três pilares, estreitamente dependentes e interligados, representam os alicerces do Plano de Ação em que a Targa Telematics baseia as suas decisões e ações de investimento, garantindo que todas as iniciativas empreendidas visam alcançar impactos ESG positivos mensuráveis.
Para apoiar este ambicioso programa e com vista a melhorar continuamente a sua estratégia de sustentabilidade, a Targa Telematics aumentou os investimentos em 80% em 2023 em comparação com o ano anterior. Além disso, estabeleceu um Comité ESG, órgão interno criado de forma espontânea e horizontal, que vê o envolvimento ativo de todos os principais coordenadores responsáveis pelas funções Corporativas.
Graças a esta abordagem integrada e estruturada ao longo do tempo, a Targa Telematics alinhou o seu plano de negócios com o plano de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, prosseguindo a sua Missão de desenvolver soluções inovadoras de IoT e mobilidade inteligente em benefício das pessoas, das empresas e do ambiente.
Estes são os principais objetivos alcançados para cada um dos três pilares:
Pessoas
Durante 2023, foram ministradas mais de 16.500 horas de formação ao nível do Grupo, um aumento substancial em comparação com 2022. Em particular, o objetivo de estender a atividade de formação a quase todas as áreas de negócio da Viasat foi alcançado, atingindo mais de 90% dos funcionários.
Ciente das dificuldades e com o objetivo de apoiar o ingresso de mulheres em ocupações relacionadas às disciplinas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a empresa dedicou especial atenção à inclusão no processo seletivo para a ativação de estágios internos, abrangendo, com a entrada de mulheres, 33% do total. Além disso, a empresa demonstrou o seu compromisso em aumentar a inclusão de género feminino em funções técnicas tipicamente masculinas, atingindo 18,4% das novas contratações femininas.
Para promover o diálogo e a transparência interna, em 2023, a empresa também trabalhou na ampliação da cultura de feedback – ferramenta que ajuda cada colaborador a alinhar-se mais facilmente com os objetivos da empresa – e também com recursos inseridos e disponibilizados no Grupo após a aquisição da Viasat. A meta é atingir 50% dos colaboradores envolvidos até 2024 e 70% até 2025.
Negócios
O foco na segurança de dados sempre foi um pilar fundamental para a Targa Telematics. A empresa obteve a certificação ISO 27001 em 2023, com as extensões 27017 (controles gerais de segurança para utilizadores e fornecedores de serviços na nuvem) e 27018 (processamento de dados pessoais na nuvem). Até 2024, após a aquisição da Viasat, o objetivo é integrar a certificação ISO 27001 e suas extensões a todo o grupo, garantindo assim a mais alta qualidade para o sistema de gestão da segurança da informação.
Além disso, durante o ano de 2023 a Targa Telematics definiu o seu Código de Conduta de Fornecedores com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e valores como dignidade, saúde e igualdade dos colaboradores, orientando a seleção de fornecedores com critérios de qualidade. Em 2023, 26% dos fornecedores com contratos acima de € 100.000 aderiram ao Código, e a empresa pretende estendê-lo à maioria dos principais fornecedores como parte de sua estratégia de Qualidade.
Meio Ambiente
Para reduzir o impacto ambiental e contribuir para a mobilidade sustentável, a Targa Telematics implementou várias iniciativas nos últimos três anos. Em 2023, a empresa atingiu a meta ESG de utilizar pelo menos 25% de energia elétrica de fontes renováveis (26%). A empresa pretende aumentar essa percentagem, visando pelo menos 55% até 2026.
As emissões equivalentes de gases de efeito estufa associadas às atividades de 2023 aumentaram devido à integração da Viasat; no entanto, é importante notar que ao normalizar as emissões globais do Grupo sobre o número de funcionários, que aumentaram 312%, há uma redução de mais de 50% na intensidade de emissão por pessoa por ano, um sinal de que a expansão do negócio não impactou significativamente nas emissões relativas, mas contribuiu para a eficiência na entrega de valor em relação à intensidade de CO2.
Por fim, com a entrada em vigor em janeiro de 2023 da Diretiva sobre Relatórios de Sustentabilidade Empresarial (CSRD) e a publicação dos Atos Delegados da nova Taxonomia Europeia, a Targa Telematics prepara-se para cumprir o quadro europeu, fornecendo aos seus stakeholders as ferramentas para avaliar corretamente o trabalho da empresa.
“O compromisso com a sustentabilidade está enraizado na história e nos objetivos da empresa, portanto está presente em todas as atividades, áreas funcionais e estratégias organizacionais, com o objetivo de levar esse caminho cada vez mais longe. Os resultados obtidos até agora, e destacados no nosso último Relatório de Sustentabilidade, são o resultado de um trabalho de equipa determinado e focado, amadurecido graças a um compromisso e paixão constantes que todos aplicam ao projeto, e ao desejo de devolver o valor gerado às comunidades onde nos inserimos”, comentou Nicola De Mattia, CEO da Targa Telematics.
Como prova do compromisso da empresa com as questões ESG, destaca-se a atribuição de dois importantes prémios: Targa Telematics é Líder de Sustentabilidade 2024 para Il Sole 24 Ore e Statista e, pelo segundo ano consecutivo, “Medalha de Prata” pelo desempenho ESG na classificação da Ecovadis.
O relatório de sustentabilidade de 2023 da Targa Telematics está disponível em https://www.targatelematics.com/pdf/2023/Sustainability-Report_TargaTelematics_EN.pdf
SOBRE A TARGA TELEMATICS
A Targa Telematics é um dos principais players globais na área de IoT e no desenvolvimento de soluções e plataformas digitais para a mobilidade conectada.
Com mais de 20 anos de experiência em veículos conectados fornece soluções tecnológicas em telemática, mobilidade inteligente e plataformas IoT digitais para operadores de mobilidade. A empresa dirige-se a locatários de curto e longo prazo, grandes financeiras e grandes frotas com uma gama de serviços desde telemática de seguros até gestão de ativos e de frotas, diagnóstico remoto e telemetria para veículos, veículos profissionais e de estaleiro de obras, e ainda gestão de veículos de serviço aeroportuário.
Com a aquisição do Viasat Group, realizada em 2023, a Targa Telematics reforçou a sua presença nos mercados europeus – com forte presença em Itália, Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Bélgica, Polónia e Roménia, assim como no Chile, tendo capacidade para operar em projetos internacionais com equipas locais inteiramente dedicadas.
A Targa Telematics é uma participante do Pacto Global das Nações Unidas e partilha os seus princípios baseados numa abordagem empresarial responsável.
www.targatelematics.com
TARGA TELEMATICS
Elena Bellini, Head of Marketing, Mobile 39 335 135 1277 elena.bellini@targatelematics.com
Susanne Furini, Communication Manager, Mobile +39 345 7274925 susanne.furini@targatelematics.com
NEW CREATIVITY
Sónia Marques, Senior Client Executive, +351 932 372 567 assessoria@newcreativity.pt